De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem em todo o mundo por doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Há várias intervenções preventivas e terapêuticas eficazes e de baixo custo, que podem ajudar a reduzir essas mortes e a principal delas é o aleitamento materno.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que até os seis meses de vida o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é, também, reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.
Na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio da área técnica da Saúde da Criança, tem como prioridade promover as ações e programas relacionados ao incentivo do aleitamento materno.
Campanhas de Incentivo à AmamentaçãoO Brasil comemora anualmente a Semana Mundial da Amamentação, entre 01 e 07 de agosto, e o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, em 01 de outubro. As comemorações, juntamente com a Mobilização Social, configuram-se como um importante marketing social capaz de aumentar os índices de aleitamento materno, além de sensibilizar novas doadoras de leite humano e promover a redução da mortalidade infantil.
fonte: http://www.saude.ba.gov.br