sábado, 28 de agosto de 2010

hospital de medicina alternativa

trajetória do HMA iniciou em agosto de 1986, com o intuito de promover a saúde integral da comunidade. Foi criado por meio de um convênio entre a Organização de Saúde do Estado de Goiás (OSEGO), o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS) e o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia Maharishi (IBCTM).

A primeira ação realizada pela Instituição recém criada em Goiânia, foi o I Curso de Fitoterapia Ayurvédica(método terapêutico milenar de origem indiana), inédito no Brasil até então. O corpo docente contou com a participação de médicos indianos formados em Ayurveda e profissionais brasileiros das áreas de medicina, farmácia e botânica.

Este curso ensejou a capacitação teórico-prática de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e agrônomos do quadro da Secretaria de Estado da Saúde, os quais iniciaram a implantação da fitoterapia ayurvédica na rede pública estadual.

Em fevereiro de 1987, no Centro Social Urbano do Jardim América, foi implantado um serviço de atendimento ambulatorial, bem como um pequeno laboratório farmacêutico, ambos funcionando como estágio para a formação prática dos médicos e farmacêuticos.

Em abril de 1988, o Ambulatório de Ayurvédica foi transferido para uma pequena ala do Antigo Hospital JK, que , à época, estava em processo de desativação, localizado na Br-153, Km-8, Bairro Santo Antônio - Goiânia.

Em 23/09/88, através do decreto nº 3045 alterando o decreto nº 2740 de 11/06/87, o ambulatório de Terapia Ayurvédica tornou-se um Hospital especializado, pertencente à rede de unidades da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, sob a designação de Hospital de Terapia Ayurvédica, conforme Diário Oficial do Estado de Goiás nº 15576. Após esta data o Hospital recebeu o atual nome de Hospital de Medicina Alternativa.

Outros cursos foram realizados posteriormente, com a participação dos vaydias (médicos indianos especializados em Ayurveda), possibilitando a capacitação de outros profissionais da área da saúde como biólogos, nutricionistas, psicólogos etc.

No primeiro momento o atendimento médico restringiu-se à prescrição de fitoterapia, evoluindo posteriormente para a homeopatia, com a implantação da Farmácia Homeopática. Nos anos que se seguiram o atendimento foi ampliado para os serviços de acupuntura, enfermagem, nutrição, quiropraxia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social e de ensino e pesquisa.

Em 2003 foi criada a CEFITO – Comissão Estadual de Fitoterapia, com a participação de várias instituições ligadas direta ou indiretamente ao desenvolvimento do uso das plantas medicinais e fitoterápicos no Estado. Essa comissão é responsável por discutir as normas e diretrizes do Ministério da Saúde para a implantação dos serviços de fitoterapia na rede pública de saúde do Estado além de estimular, avaliar e priorizar projetos de estudo, pesquisa e produção de plantas medicinais.

Na área do HMA está incluído um horto de plantas medicinais, onde são cultivadas a maioria das plantas utilizadas no serviço. Existe também um galpão para recepção, seleção, beneficiamento e armazenamento das plantas medicinais, uma farmácia de manipulação homeopática e uma farmácia de manipulação de fitoterápicos. Em média são atendidos 200 pacientes por dia, nas áreas de Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura além das palestras e grupos de pacientes em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário