quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PÃO DE MANDIOQUINHA (sem glúten)

Ingredientes
- 2 mandioquinhas pequenas cozidas e amassadas
- 1 xícara de creme de arroz
- 1/2 xícara de fécula de batata
- 1/4 de xícara de polvilho doce
- 1 ovo batido
- 1 colher de chá cheia de fermento biológico seco
- 1 colher de sobremesa de frutose
- 2 colheres de café de sal (ou à gosto)
- água do cozimento da mandioquinha pra dar ponto na massa (ela deve ficar parecida com massa de bolo, mais mole mesmo)
Misturar todos os ingredientes, tomando cuidado pra não deixar o fermento entrar em contato direto com o sal. Deixar descansar numa forma de bolo inglês por 1 hora. Eu assei por mais ou menos 40 minutos. Deixa esfriar um pouquinho antes de desenformar. Olha que bonito:


fonte: http://www.inteligencianutricional.com.br

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ATENÇÃO MULHERES: Aprovada a vacina GRATUITA contra HPV para mulheres entre 9 e 45 anos.




COMPARTILHEM...essa informação é importante pra todas nós!

Meninas e mulheres, com idade entre 9 e 45 anos, poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto foi aprovado hoje pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero.
Agora o projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, seguirá agora para a Comissão de Assuntos Sociais e, se aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor a proposta tem que ser aprovada no Congresso e depois ser sancionada pela presidente Dilma.
O câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
São estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano.
Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor
escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem.
Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar perto de R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.
As informações são da Agência Senado.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mente Criativa - A Aventura do Cérebro Bem Nutrido

Super dica

MENTE CRIATIVA - AVENTURA DO CEREBRO BEM NUTRIDO CALLEGARO, JUAREZ NUNES 9788532634078

A obra aborda dois temas que parecem distantes, mas que na verdade estão intimamente ligados, o cérebro e sua nutrição. Não se trata de uma simples abordagem de como uma boa alimentação é importante em nossas vidas, mas mostra, com clareza, os alimentos e suas moléculas extremamente poderosas no tratamento de doenças. O rico conhecimento de Callegaro em medicina proporcionou a estruturação de sua Medicina Ortossistêmica, e nos beneficiou com a apresentação de como os nutrientes atuam em nosso cérebro. Este conhecimento é um primeiro passo na prevenção da degeneração cerebral.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SEM GLÚTEN e 100% SEM AÇÚCAR e LACTOSE - dica de leitura



O livro traz a indicação nutricional de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras. As receitas são direcionadas ao Controle de Peso, aos Intolerantes ou Alérgicos ao Glúten ou ao Leite de Vaca, aos Portadores de Diabetes e aos que buscam uma alimentação equilibrada e balanceada com o prazer de uma boa mesa. Todo este trabalho foi criteriosamente verificado pelas nutricionistas Dra. Magali Rogge Mugnaini Abrão e Dra. Inez Campedelli Martensen.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bolo de macaxeira e leite de coco sem glúten



Ingredientes

Rende1 bolo médio
  • 1 kg de mandioca (macaxeira) descascada
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1 1/2 xícara de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher (sopa) manteiga derretida
  • 2 ovos

Modo de preparo


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

24 Maneiras de usar o SAL de cozinha na limpeza:



Alguns dos produtos que costumam ser estocados no armário de comida também poderiam perfeitamente ser guardados no armário de produtos de limpeza. Vendidos a baixo custo, o vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio estão entre os itens mais conhecidos que não podem faltar na cozinha e servem como aliados na hora da limpeza.

O que muita gente não sabe é que o SAL somado a esses produtos ou simplesmente diluído em água, também é um poderoso agente de limpeza. Usando o sal para limpar sua casa, você poupa seu bolso e a natureza de resíduos de produtos industrializados nocivos ao meio ambiente. Veja, a seguir, 24 receitas para usar o sal na limpeza diária de sua casa.


Sal puro

Algumas pitadas de sal de cozinha podem servir como desodorizadores eficientes ou evitar que manchas se fixem nos tecidos.
Para tirar o mau cheiro dos sapatos, especialmente dos tênis, coloque cerca de duas colheres de sal em cada pé e esfregue um pouco. Depois leve ao sol por 30 minutos.
O sal também pode ser usado para retirar o cheiro de cebola das mãos e das garrafas térmicas e "squeezers" que ficaram fechados por muito tempo. Basta aplicar uma quantidade suficiente de sal, esfregar um pouco e depois enxaguar.
Ferver o leite em vasilhames de alumínio deixa uma sujeira difícil de ser removida. Para facilitar sua tarefa, aplique um pouco de sal e deixe descansar por alguns minutos. Depois remova com uma esponja. A dica também é válida para ajudar na limpeza de ovos fritos que grudam nas frigideiras.
Logo depois de ter derramado alimentos gordurosos sobre tecidos, aplique um punhado de sal sobre a mancha para evitar que ela não se espalhe. O mesmo vale para acidentes com vinho sobre o sofá: aplique sal e deixe descansar por 15 minutos para que ele absorva o excesso da bebida.
Se tiver usado panelas de ferro para preparar alimentos gordurosos, polvilhe um pouco de sal, deixe descansar por alguns minutos e retire o excesso do sal com um papel toalha. Assim, a limpeza fica muito mais fácil. O sal também ajuda a retirar manchas escuras deixadas por chá e café nas xícaras de louça.

Sal + vinagre + farinha de trigo

Peças de decoração feitas de metal, estanho, bronze e cobre, bem como pias e maçanetas de portas podem ganhar brilho extra quando submetidas à limpeza com pasta de sal. Misture partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre e deixe de molho por três horas. Depois tire o sal com uma escova macia e passe um pano para lustrar.

Sal + amido de milho + água

O sal também pode poupar seu gasto com argamassa para tampar os indesejáveis buracos deixados pelos quadros. Isso porque uma pasta de partes iguais de sal, amido de milho e água é ideal para fechar buracos pequenos e rasos feitos nas paredes.


Sal + água

Para evitar que móveis fabricados em vime branco não amarelem, limpe com água salgada.
O sal afasta alguns insetos que podem sofrer desidratação ao entrarem em contato com ele. Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa para afastar formigas e outros insetos.
A água salgada também afasta traças. Se você tem tapetes de lã, a dica é limpar o chão onde fica o tapete com água salgada. Se quiser realçar as cores dos tapetes, passe um pano umedecido com água salgada sobre o tapete, seguindo o sentido das fibras.
Para evitar que o queijo meia-cura mof, enrole-o em um pano umedecido com água e sal antes de guardá-lo na geladeira.
Depois de lavar a louça, mergulhe a esponja em uma solução de água salgada para evitar que micro-organismos ali se desenvolvam. A dica também vale para as tábuas (de cortar pão, carne e legumes) de madeira. Depois de lavá-las, vale passar um pano embebido em água salgada. Além de ajudar a desinfetar a tábua, deixará a madeira mais bonita.
Jogue um pouco de água bem salgada no cano da pia da cozinha para evitar entupimentos causados pelo acúmulo de gordura.
Borrife água salgada na casinha dos cachorros e deixe agir por uma hora. Isso ajuda a afastar as pulgas.

Sal + óleo

Faça uma pasta oleosa com sal para retirar as temidas manchas de copos sobre as mesas de madeira. Faça na proporção de uma medida de sal para duas de óleo, de maneira que a pasta fique rala. Depois, passe um pano seco para retirar a pasta.
Em um vasilhame de plástico coloque uma colher de chá de sal e acrescente quatro colheres de chá de álcool e já estará pronto um poderoso tira-manchas de tapetes. Basta misturar bem a solução e aplicá-la sobre aquelas manchas gordurosas dos tapetes.
Errou na medida e viu sua torta trasbordar no forno? Borrife água salgada misturada à canela em partes iguais. A solução serve para eliminar o mau cheiro de comida queimada. Depois basta tirar o sal seco com uma escova macia e executar sua limpeza normal.


Sal + bicarbonato

Em um litro de água, acrescente uma colher de bicarbonato e uma colher de sal. Essa solução é ótima para limpar a geladeira, já que ajuda a eliminar maus odores sem o uso de produtos químicos.
Para tirar o amarelo das roupas de algodão e linho brancos, use as mesmas proporções da receita anterior. Desta vez, leve a mistura ao fogo e ferva as peças nessa solução.
Para ver sua prata mais brilhante, a mistura deve incluir três colheres de sal, três colheres de bicarbonato e um litro de água. Deixe sua prataria mergulhada nessa solução durante trinta minutos.

Sal + limão + vinagre

Vinagre, sal e limão não são só um delicioso tempero, como também um agente eficiente para eliminar manchas de mofo. Em uma solução com esses ingredientes em partes iguais, mergulhe as peças manchadas e leve diretamente ao sol e deixe secar. Só depois proceda a lavagem normal.
Para retirar manchas de suor das roupas, dissolva quatro colheres de sal em um litro de água e deixe as peças manchadas de molho por 3 horas.
Antes de plantar as mudas em seus vasos definitivos, deixe o vaso de molho em vinagre salgado e depois o enxágue bem com água corrente. Assim você evita o aparecimento de fungos.

fonte: Do mural de Li e gostei

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pão de Batata sem Glúten

Pao sem Glúten, Receita

Ingredientes

  • 2 batatas grandes cozidas e espremidas quentes (em torno de 280grs)
  • 20grs de açúcar (1 colh. de sopa)
  • 40grs de margarina (2 colh. de sopa)
  • 1 tablete de fermento fresco (15grs)
  • 150ml de leite de soja
  • 200grs de farinha de arroz
  • 200grs de fécula de batata
  • 8grs de sal (1 colh. de sobremesa)
  • 3 ovos
Preparo
Misture bem o açúcar, a margarina, o fermento e o leite com as batatas espremidas. Depois acrescente as farinhas, o sal e os ovos. Misture bem.
Deixe descansar coberto com um pano por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno por 10 minutos em 250graus.
Faça bolinhas e coloque na assadeira sem untar.
Abaixe o forno para 180 graus e asse os pães por 20 ou 35 minutos. Depende de cada forno.
Obs.: Esse pão pode ser esquentado no dia seguinte e fica muito gostoso. Como torrada também fica muito bom.

fonte http://www.vidasemglutenealergias.com/pao-de-batata-sem-gluten/1129/

Vacina contra intolerância ao glúten será testada em humanos: doença celíaca


glutem_celiaca


Uma vacina capaz de curar a intolerância ao glúten está mais perto, e poderá revolucionar a vida dos pacientes que sofrem de doença celíaca.
O medicamento poderá travar a reação do organismo à proteína, que está presente em quase tudo que é saboroso, como pão, massas, bolos e até salsichas. 
A vacina está sendo desenvolvida por uma companhia norte-americana, a Immusant Inc., e foi testada com sucesso em laboratório.
Em breve tertão início os ensaios em humanos.
A "NexVax2", como foi batizada, reprograma o sistema imunitário e evita que este desencadeie um ataque em resposta à ingestão de glúten. 
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o remédio, que deverá ser administrado por uma série de injeções, contém pequenos fragmentos das proteínas responsáveis pela reação excessiva do sistema imunitário durante o processo digestivo.
Elas vão "ludibriar" o organismo até que este passe a aceitar o glúten como não sendo prejudicial à saúde.
Os testes clínicos vão começar pelos EUA, Austrália e Nova Zelândia com mais de 100 pacientes.
Segundo um porta-voz da Immusant Inc., a companhia espera que a "NexVax2 reduza dramaticamente a resposta do sistema imunitário ao glúten, para que as pessoas retomem uma dieta normal e voltem a sentir-se saudáveis".  
A doença celíaca é uma doença autoimune que afeta milhões de pessoas todo o mundo.
Atualmente não há tratamento para a patologia, que, em reação à ingestão de glúten, provoca sintomas como vómitos ou diarreia, que podem durar vários dias, aumentando também o risco de osteoporose, infertilidade e câncer no intestino.
Com informações do Daily Mail.