quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Óleo de Cártamo auxilia no emagrecimento


O Cártamo é uma planta oleaginosa já conhecida antes da Era Cristã sendo seus principais produtores mundiais a China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. Seu nome se origina do hebraico (Carthamus tinctorius) que significa “tingir”. É utilizado na produção de corantes amarelados usados para tingir e aromatizar alimentos e medicamentos. Esse corante é obtido a partir de suas flores e substitui o açafrão na cozinha, sendo assim chamado de “açafrão bastardo”. Também é fonte de um corante vermelho usado na indústria têxtil.

Apresenta algumas propriedades medicinais. De suas flores secas é preparado um chá para tratara icterícia e pedaços da planta adicionados a óleo de gergelim aquecido são usados para tratar dores reumáticas e artrite. Mas o seu grande trunfo para a saúde humana está no óleo extraído das suas sementes, rico em ácidos linoléico (ω-6) (70%) e oléico (ω-9) (30%).

O ácido linoléico, também conhecido por Ômega 6 (ω-6), é um ácido graxo que age de maneira positiva sobre o metabolismo de gorduras e proteínas. Ele pode ser encontrado em carnes vermelhas, laticínios e em grande concentração em peixes e frutos do mar, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de soja (como em outros óleos vegetais) e nozes.

Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema imune, efeito antitrombogênico, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue.

Na redução da gordura corporal, o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL) - que estocam a gordura - e estimulando a ação das enzimas lipolíticas - que queimam a gordura. Em resumo, a LPL transfere a gordura da corrente sanguínea para o interior das células que armazenam a gordura corporal. Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior o volume de gordura estacionado no corpo. Com o bloqueio da ação da LPL o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular.

O óleo produzido através do processamento das sementes de cártamo também é rico em vitamina E, um potente antioxidante que previne o dano celular protegendo o organismo da formação do câncer e aterosclerose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário