domingo, 28 de novembro de 2010

Manjericão

DESCRIÇÃO: O Manjericão (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também chamado de alfavaca e de manjericão de folha-larga, é bastante apreciado como planta ornamental devido às suas flores. Recomenda-se retirar as primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta. Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero. Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos. 

INDICAÇÃO: Chá de Manjericão => Hepatoprotetor, digestivo, dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbra do estômago, catarro, dispepsia, doença das vias respiratórias, dor de garganta, espasmo, febre, fraqueza, gases, gastrite, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, resfriado, tosse, vômito.

Uso externo: O chá usado em bochechos para combater a aftas e males da boca; em gargarejos para amidalite, faringite, laringite, etc.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 


...
Em nosso grupo, constatamos que o manjericão resgata, de fato, o movimento com a vida, pois todos nós nos sentimos entusiasmados no final do dia. Um forte sentimento de solidariedade estava presente em nossas conversas. As seguintes frases são exemplo dos depoimentos dos participantes do grupo: “tive a sensação de equilíbrio e ao mesmo tempo de uma alegria libertadora”; “o manjericão me acalmou ao mesmo tempo que me deixou para cima”; “sentir que o manjericão pode me ajudar a superar o medo do abandono”; “ajudou a me sentir disposto para seguir em frente novamente”; “senti a alegria que precisava para curar a minha tristeza”.
Bel Cesar é psicóloga e pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano.Trabalha com a técnica de EMDR, um método de Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares. Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete, Morrer não se improvisa, O livro das Emoções e Mania de sofrer pela editora Gaia.
Visite o Site
Email: belcesar@ajato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário