sábado, 26 de março de 2011

Nutrição funcional

Abaixo entrevista realizada pela revista Vida sem Glúten e Alergias com as nutricionistas Daniela de Almeida e Luciana Harfenist
istock_000002912142xsmall 

Vida sem Glúten e Alergias. O que é a nutrição funcional?
Dras. Daniela e Luciana. A Nutrição Funcional contribui para melhorar a saúde através de uma abordagem integrativa. Compreende e harmoniza o funcionamento geral de nosso corpo, inter-relacionando o estômago, intestino, fígado, rins, cérebro, sistema de defesa, transporte e distribuição de nutrientes pelo sangue, estruturas ósseas, articulares e musculares e, ainda, interage com processos mentais e emocionais. Prioriza a individualidade bioquímica, pois cada indivíduo tem seu próprio padrão de funcionamento de suas células e suas necessidades particulares, decorrentes de suas características genéticas únicas.
Vida sem Glúten e Alergias. O que é necessário para um profissional da nutrição ser chamado de nutricionista funcional?
Dras. Daniela e Luciana. Existem cursos de Pós Graduação que podem capacitar o nutricionista nesta área.
Vida sem Glúten e Alergias. O que seria um alimento funcional? Poderia nos dar exemplos?
Dras. Daniela e LucianaO alimento funcional é “Qualquer alimento, natural ou preparado pelo homem, que contenha uma ou mais substâncias, classificadas como nutrientes ou não-nutrientes, capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos à saúde, podendo retardar o estabelecimento de doenças crônicas e/ou degenerativas e melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas”. Exemplos: O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos e a aveia auxilia na redução da absorção de colesterol.
Vida sem Glúten e Alergias. Quais os principais clientes atendidos pelo nutricionista funcional? (que tipo de sintomas, queixas e condições são as mais frequentemente vistas nos consultórios de um nutricionista funcional)?
Dras. Daniela e LucianaO nutricionista funcional atende gestantes interessadas em desenvolver uma gestação saudável para o binômio mãe-filho e prevenir ganho de peso excessivo, alteração da glicemia e candidíase ; indivíduos alérgicos à procura de uma alimentação hipoalergênica; indivíduos com intestino irritável buscando melhorar os sintomas, a permeabilidade e a flora intestinal; crianças já com problemas de obesidade, alergias, constipação, colesterol e diabetes; e idosos, preocupados em melhorar sua qualidade de vida e longevidade através da Nutrição Funcional.
Trabalhamos também com alergia alimentar, Doença inflamatória Intestinal, Doença Celíaca, Doença de Crohn, Psoríase, dermatite atópica, Síndrome metabólica... Outra atividade intensa de nossa clínica é o serviço de Personal Diet Funcional, para pessoas que buscam uma mudança global na sua alimentação com o foco voltado para a garantia de uma nutrição adequada, individualizada e exclusiva com total assistência de um profissional nutricionista gabaritado. Nossos cardápios são elaborados com base na Nutrição Funcional com técnicas de gastronomia.
Vida sem Glúten e Alergias. Como são diagnosticadas as deficiências nutricionais?
Dras. Daniela e LucianaAtravés de sinais, sintomas, amnamnese alimentar e exames específicos adicionais.
Vida sem Glúten e Alergias. Quais as principais deficiências nutricionais observadas entre celíacos, e quais as recomendações gerais neste caso?
O estado nutricional do Celíaco depende do momento do paciente e da sua individualidade bioquímica. Podemos encontrar pacientes com baixo peso, desnutridos e anêmicos, e outros plenamente saudáveis. Tudo dependerá do momento clínico em que o paciente se encontra (diagnóstico recente, idade, etc) e do estado da mucosa do intestino delgado (duodeno e jejuno proximal) que costuma ser a mais comprometida em função da própria doença. O Celíaco não tratado pode perder a capacidade absortiva do intestino, o que influi diretamente na absorção de várias vitaminas e minerais, como: Folato, B-12, Vitaminas A,D,E, Tiamina, Niacina, Beta-caroteno, Zinco, ácidos -graxos essenciais, Cálcio, vitamina K produzida pelas bactérias intestinais, ferro e Vit D . É muito comum também a ocorrência de intolerância ou alergia ao leite e derivados nestes pacientes.
Vida sem Glúten e Alergias. Os Srs. também atendem portadores da síndrome do autismo, que adotam a dieta sem glúten e sem caseína? Neste caso, quais as principais recomendações gerais?
Dras. Daniela e LucianaO paciente autista pode apresentar alterações gastrointestinais, como a má digestão de certos alimentos, hiperpermeabilidade intestinal, o que facilita a passagem de alimentos mal digeridos pelo intestino, alcançando a corrente sanguínea, desencadeando reações alérgicas, e /ou inflamatórias, que podem ativar seu sistema imunológico. O sistema imunológico é mais um ponto que não pode ser esquecido no tratamento do paciente autista. Através da Nutrição Funcional podemos atuar na modulação do Sistema imunológico através de nutrientes, além de outras alternativas, como: tratamentos antifúngicos e recuperação da flora intestinal. A Nutrição para autistas dependerá da história e do desenvolvimento dos sintomas de cada paciente. Sendo assim, o tratamento nutricional destes pacientes deve ser individualizado. A retirada do glúten, do leite e derivados deverá ser realizada, com a devida substituição para se evitar carências nutricionais. Avaliamos também sinais e sintomas com a ingestão de outros alimentos possivelmente alergênicos. A desintoxicação de metais pesados também pode ser necessária em alguns pacientes autistas. Deve-se utilizar os alimentos que nossos avós também comeriam. Sendo assim, deve-se evitar todo o tipo de aditivos químicos, como: corantes, conservantes, nitratos, sódio e adoçantes. Preferir uma alimentação o mais natural possível, rica em frutas, verduras, grãos integrais e legumes, evitando a cafeína e bebidas alcoólicas.
Vida sem Glúten e Alergias. Quais as principais substituições para garantir a boa nutrição de quem não pode consumir leite?
Dras. Daniela e LucianaO leite pode ser substituído por leite de soja, de arroz, de Quinua, por exemplo. Para adequação das recomendações de cálcio, podemos acrescentar na dieta outros alimentos fontes deste nutriente, como: brócolis, couve, gergelim, sardinha, feijão branco. Caso não se alcance as necessidades diárias, a suplementação poderá ser recomendada.
Vida sem Glúten e Alergias. Quais as perspectivas de crescimento da nutrição funcional no Brasil?
Dras. Daniela e Luciana. Com uma maior preocupação e conscientização da população por um estilo de vida mais saudável, a Nutrição Funcional veio para auxiliar neste processo, priorizando a individualidade bioquímica, de acordo com as características únicas de funcionamento celular e corporal de cada um, na busca de um estado ótimo de saúde, independente de se estar doente ou não. Ela veio atender as expectativas de uma população que busca cada vez mais saúde, nutrição personalizada e sabor.
.
Daniela de Almeida
Nutricionista especializada em Nutrição Materno-Infantil e Nutrição Clínica Funcional
Coordenadora da Funcionali Consultoria em Nutrição
Nutricionista do Departamento de Nutrição e Metabologia da Sociedade Brasileira de Diabetes
Nutricionista clínica há 10 anos e nutricionista funcional há 3 anos.
.
Luciana Harfenist
Nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional
Personal Diet Funcional
Coordenadora da Funcionali Consultoria em Nutrição
Nutricionista Funcional há 3 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário