quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fumante Passivo

O fumante passivo é aquele que absorve as substâncias do tabaco sem ser fumante, ou seja, ele apenas inala a fumaça de derivados do tabaco, como o cigarro, o charuto, o cachimbo e outros, através da convivência com fumantes, principalmente em ambientes fechados.

Fumante Passivo

O ar poluído pela fumaça do tabaco contém, em média, 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a tragada do fumante. Por isso, o tabagismo passivo é considerado a terceira maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool.

O tabagismo passivo causa:

  • em adultos, um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem à fumaça do tabaco;
  • em crianças, maior frequência de resfriados e doenças respiratórias como pneumonia, bronquite e piora da asma;
  • em bebês, um risco 5 vezes maior de terem morte súbita.

Além dos efeitos mais profundos, os fumantes passivos também sofrem com reações imediatas do organismo ao tabaco, por exemplo, irritação nos olhos, tosse, dor de cabeça, incômodos na região nasal, piora de problemas alérgicos, infecções na garganta (amigdalites) e, em caso de maior sensibilidade, interferências da pressão arterial e dores no peito (angina).

fonte: http://www.tabagismoonline.com.br/tabagismo-e-voce/fumante-passivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário