quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vida sem Glúten no Brasil

O Brasil testemunha cada vez mais iniciativas de restaurantes, lojas especializadas e hotéis que oferecem produtos e opções de cardápio sem glúten. Já são quase 500 estabelecimentos, dentre lojas especializadas em pães, bolos, biscoitos, torradas, base de pizza e massas até restaurantes com cardápios especiais.

.Sem Gluten no Brasil

..O mercado gastronômico voltado aos consumidores que devem seguir uma dieta isenta glúten - uma proteína presente no trigo, cevada e centeio - tem testemunhado uma explosão de crescimento sem precedentes. Em centenas de cidades no mundo todo surgem diariamente restaurantes, cantinas, pizzarias, bistrôs, fast foods e bares com opções de cardápio sem glúten. O mesmo é válido para o mercado de produtos sem glúten: nos Estados Unidos, por exemplo, a venda de produtos especiais sem glúten (pães, bolos, massas, etc) cresceu a uma taxa média de 28% ao ano de 2004 a 2008, com um volume de US$1.6 bilhões em 2008, projetado para US$2.6 bilhões em 2012 .

Uma das razões principais é o aumento na taxa de diagnóstico da doença celíaca, uma doença causada por uma reação auto-imune ao glúten que requer dos portadores a eliminação completa do glúten da dieta por toda a vida. Ou seja, pães, massas, biscoitos, molhos, e tudo que possa ter entrado em contato com o glúten em algum momento deve ser eliminado da dieta. Estima-se que cerca de 0.5 a 1% das população dos países - incluindo o Brasil - onde a doença foi estudada seja portadora. Comparativamente, seria mais do que a população da maioria das cidades brasileiras, incluindo várias capitais. Embora a maioria destas pessoas ainda não seja diagnosticada, a taxa de diagnóstico vem aumentando significativamente: ser celíaco não é mais um condição tão rara, e a tendência é que se torne cada vez mais comum, na medida em que o grau de conscientização sobre a doença e taxa de diagnóstico aumentam.

Ao mercado de consumidores de serviços e produtos sem glúten somam-se ainda familiares de celíacos, bem como aqueles que evitam o glúten por outras razões: alérgicos ao trigo, adeptos da dieta ‘sem glúten e sem caseína’, bem como adeptos por outras condições médicas.

Mercado no Brasil

Respondendo à esta crescente demanda, o Brasil testemunha as primeiras iniciativas de restaurantes, lojas especializadas e hotéis que oferecem produtos e opções de cardápio sem glúten. Embora ainda em número reduzido se comparado à outros países, já são diversas as opções disponíveis, desde lojas especializadas em pães, bolos, biscoitos, torradas, base de pizza, massas (spaghetti, fuzzili, ..) e outras guloseimas sem glúten, até restaurantes que oferecem cardápios especiais, incluindo pizza, crepes, massas, tortas e sobremesas.

.

Sem Gluten em Sao Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasilia, Porto Alegre e outras cidades do Brasil

.

O SpecialGourmets é um guia online mundial de estabelecimentos que oferecem produtos e serviços para adeptos da dieta sem glúten. O guia já é o maior do mundo, com 16 mil estabelecimentos em 30 países. No Brasil, o guia atualmente possui quase 500 estabelecimentos que atendem a dieta sem glúten cadastrados e disponíveis para consulta. A Figura abaixo mostra a distribuição destes estabelecimentos segundo o tipo de serviço oferecido.
Embora a maioria destes sejam lojas de produtos naturais que vendem produtos sem glúten, algumas observações são interessantes:

  • é crescente no Brasil o número de supermercados que já vendem produtos sem glúten em seções especiais
  • já existem padarias e confeitarias ‘tradicionais’ no Brasil que desenvolvem linhas de produtos sem glúten (como pães e bolos para ocasiões especiais),
  • já existem diversas empresas/lojas especializadas exclusivamente na venda de produtos sem glúten no país
  • Já são mais de 70 o número de restaurantes que oferecem opções de alimentação sem glúten ou cardápios especiais

Na figura seguinte a distribuição de lojas onde é possível comprar produtos sem glúten e de restaurantes que oferecem opções de alimentação sem glúten é mostrada para os estados brasileiros.

Sem Gluten no Brasil

fonte gráficos: www.specialgourmets.com - nov 2009


Produtos Especiais sem Glúten

Observa-se na figura que o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de lojas cadastradas oferecendo produtos especiais sem glúten, principalmente em função do elevado número de lojas de produtos naturais no estado que oferecem estes produtos (incluindo-se aqui cadeias com um grande número de lojas como a Mundo Verde e Via Verde Produtos Naturais). No Rio Grande do Sul a peculiaridade é no número de supermercados oferecendo produtos especiais para os adeptos da dieta sem glúten, como por exemplo supermercados de redes como a Zaffari, Nacional, Bourbon, Grepar, Kastelão, dentre outros. Já o número de empresas especializadas em produtos sem glúten se divide homogeneamente entre principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Restaurantes com opções sem Glúten no Brasil

Em relação aos restaurantes, a figura mostra que São Paulo é o estado com maior número de locais que oferecem algum tipo de opção sem glúten. Esta predominância deve-se no entanto à presença de 3 cadeias de restaurante na cidade que discriminam em seus cardápios os itens sem glúten que podem ser consumidos pelos clientes: os restaurantes da rede australiana Outback, os da rede América e mais recentemente os restaurantes da rede Wraps.

É em Santa Catarina porém (mais especificamente na cidade de Florianópolis) que o adepto da dieta encontra a maior concentração de restaurantes por habitante e, mais especificamente, o maior número de restaurantes com cardápios especiais que incluem massas (nhoque, spaguetti, etc), crepes e até pizzarias com pizza sem glúten.

Cabe também destacar iniciativas recentes em outras cidades como a abertura do Bistrot Leopoldina Saúde, em Brasília (que oferece alimentação totalmente isenta de glúten), de uma rotisserie em São Paulo (Campinas) que oferece massas sem glúten e a disponibilidade de cerveja importada sem glúten em restaurantes e cervejarias em diversas cidades do país.

Clik no link abaixo para descobrir opções em SP

São Paulo sem Glúten: www.specialgourmets.com/saopaulo

fonte:http://www.vidasemglutenealergias.com/vida-sem-gluten-no-brasil/548/

Nenhum comentário:

Postar um comentário