quarta-feira, 21 de abril de 2010

Semente de girassol é rica em vitaminas


Maria do Carmo/Folha Imagem
Receita de espaguete com frango e pepitas de girassol do chef de cozinha Renato Caleffi

Imponente, o girassol não passa despercebido. No campo, ultrapassa facilmente um metro de altura, e há variedades que alcançam o triplo disso. Mas a planta é cultivada principalmente pelo óleo extraído de suas sementes, encontradas às centenas no botão da flor.

Com 35% a 45% de óleo, as sementes são um petisco nutritivo, mas pouco disseminado. A nutricionista Ana Lúcia Chalhoub Chediác Rodrigues, coordenadora do Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, surpreendeu-se com as propriedades do alimento.

"A semente é riquíssima em gordura poli-insaturada, que ajuda no controle do colesterol. Depois de torrada, é muito rica também em nutrientes como vitaminas E, D e do complexo B, selênio, fósforo e potássio."

Com tantas propriedades benéficas, incluindo a função antioxidante, é bastante consumida por vegetarianos e recomendada para pessoas que apresentam cãibra, devido à presença de fósforo e potássio. Moída, é usada em farinhas que compõem a merenda escolar para combater a desnutrição, já que possui aminoácidos essenciais.

Por outro lado, é um ingrediente calórico. Em cada 100 gramas, há 571 calorias. "Em média, as pessoas comem 30 gramas. A semente deve fazer parte da nossa alimentação diária e precisa ser mais disseminada", diz a nutricionista.

Nas receitas, pode ser usada inteira ou descascada --quando é chamada de pepita. Segundo o chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô, nas duas formas é preciso tostar as sementes e adicioná-las na finalização do prato, para não perderem o paladar crocante.

"Como petisco, é melhor a semente inteira, mas, em outras receitas, prefiro a pepita, que é mais fácil de digerir e mais delicada. Pode ser usada em granolas, barrinhas de cereais, saladas, massas --nos recheios e nos molhos--, risotos, bruschettas, na massa de pão ou como recheio de sanduíches e quiches", diz.

A planta é nativa da América do Norte e prefere climas temperados e ensolarados.
No Brasil, o cultivo de girassol ocupa uma pequena área, que está em expansão. O consumo interno de óleo de girassol, proveniente em grande parte da Argentina, tem aumentado nos últimos anos graças às suas qualidades nutricionais. O teor de gordura saturada, mais prejudicial à saúde, é de 11%, em comparação aos 15% do óleo de soja, aos 18% da margarina e aos 66% da manteiga.

36 GRS / 206.16 CALORIAS
NUTRIENTES
QUANT.
DDR (%)

DENSIDADE DO NUTRIENTE

CLASS.
VITAMINA E
18.10 mg
90.5
7.9
excelente
VITAMINA B1 (TIAMINA)
0.82 mg
54.7
4.8
muito bom
MANGANÉSIO
0.73 mg
36.5
3.2
bom
MAGNÉSIO
127.44 mg
31.9
2.8
bom
COBRE
0.63 mg
31.5
2.8
bom
TRIPTOFANOS
0.10 g
31.3
2.7
bom
SELÉNIO
21.42 mcg
30.6
2.7
bom
FÓSFORO
253.80 mg
25.4
2.2
bom
VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÉNICO)
2.43 mg
24.3
2.1
bom
FOLATOS
81.86 mcg
20.5
1.8
bom

Espaguete com frango e pepitas de girassol

349 calorias por porção*
Rendimento: duas pessoas

Ingredientes

- 60 g de espaguete cru
- 100 g de palmito "in natura"
- 2 dentes de alho amassados
- 1 filé de peito de frango
- 1 colher (café) de cúrcuma
- 2 colheres (sopa) rasas de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) de alho-poró fatiado bem fino
- 2 colheres (sopa) rasas de pepitas de girassol tostadas com sal
- Sal e pimenta-branca moída

Passo a passo

1 - Coloque na água fervente o espaguete com uma pitada de cúrcuma e fios de azeite para que a massa fique amarela e brilhante. Escorra e reserve.

2 - Cozinhe o peito de frango em água com o restante de cúrcuma e sal a gosto. Quando estiver cozido, escorra e esfrie. Desfie em lascas grosseiras.

3 - Em uma panela, refogue o alho em um fio de azeite. Adicione o frango e o palmito.

4 - Em seguida, adicione o espaguete.

5 - Finalize com o alho-poró e a salsa. Polvilhe com sal e pimenta-branca moída.

6 - Misture tudo, salpique as pepitas e sirva.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u583456.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário