quinta-feira, 25 de março de 2010

Vacina da Gripe para Crianças com Alergia a Ovos?

Vaccine and egg allergyA alergia ao ovo de galinha é comum em crianças (estima-se que 0.5 a 2.5% das crianças possuam esta alergia), e requer a eliminação dos ovos da dieta da criança (e da mãe, no caso de crianças em fase de amamentação), a implementação de precauções para evitar reações alérgicas severas e o monitoramento médico para detecção do desenvolvimento de tolerância a este alimento, uma vez que a maioria das crianças com alergia à ovos poderá tolerar sua ingestão com o passar do tempo.

A alergia geralmente se manifesta cerca de 30 minutos após a ingestão de alimentos contendo ovos (ou derivados), sendo geralmente de manifestação cutânea (na pele), embora sintomas gastrointestinais também possam ocorrer. Em alguns casos, a alergia aos ovos está associada à dermatite atópica.

Vacinação de Crianças alérgicas à Ovos

Várias vacinas, incluindo a vacina da gripe e febre amarela, são produzidas em meios contendo ovos, e portanto seriam potencialmente perigosas para crianças e adultos com esta alergia.

A vacina da gripe, em particular, é cultivada em ovos de galinha, contendo assim em sua composição proteínas (como a ovoalbumina) responsáveis pelas reações alérgicas. Os riscos de reações alérgicas à vacina parecem ser baixos, porém existentes. Por exemplo, em uma campanha de vacinação em 1976 nos Estados Unidos, foram observados 11 casos de reações anafiláticas à vacina, dentre as 48 milhões de doses de vacinas administradas. Alguns estudos mais recentes indicam que a vacina contra a gripe parece ser segura para pacientes com histórico de alergia à ovos se a vacina contém uma baixa dose de proteínas de ovos. No entanto, a Academia Americana de Pediatria não recomenda a vacinação contra gripe para crianças com histórico desta alergia, principalmente se a alergia é severa. A imunização é recomendada apenas nos casos em que as crianças tem histórico de reações leves a ovos, porém deve ser administrada sob monitoramento médico para acompanhamento e detecção de possíveis reações.

Naqueles casos em que opta-se por dar a vacina da gripe para pessoas com alergia à proteína de ovos de galinha, a Escola Americana de Alergia, Asma e Imunologia recomenda que seja feito anteriormente um teste cutâneo de alergia à própria vacina da gripe: caso este seja positivo, e o médico acredite que o risco de não tomar a vacina seja maior do que o risco de reações severas (por exemplo naqueles casos em que o paciente pretence a um grupo de risco para complicações da gripe), é recomendado que a vacina seja dada em um ambiente onde os procedimentos para tratamento da alergia (como injeção de epinefrina) estejam disponíveis caso haja uma reação mais severa

fonte: http://www.vidasemglutenealergias.com/vacina-da-gripe-para-criancas-com-alergia-a-ovos/496/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom o blog, realmente faltava um blog deste nivel. Parabens a todos que contribuiram para este trabalho. Abração...

    ResponderExcluir