segunda-feira, 19 de julho de 2010

CONHEÇA ALGUNS DOS SINTOMAS DA MENOPAUSA E COMO PREVINI-LOS:

? Ressecamento de olhos, pele, unhas e vagina.
? Falta de sono, menstruação irregular, abundante, prolongada, ou sangramento fora da época.
? Aumento de peso.
? Incontinência urinária; memória fraca; perda de concentração.
? Dores musculares; obesidade ou emagrecimento, dispepsia, meteorismo, dores no baixo-ventre, artrose, descalcificação óssea (osteoporose).
? Calores repentinos, transpiração, palpitação, prisão de ventre, vertigens, oscilação de humor.
? Queda de cabelo, crescimento de pelos.
? Tristezas; depressões ou excitabilidade, sudação nervosa, dificuldades sexuais. Perturbação no sono e suores noturnos.
? Palpitações, falta de ar, problemas circulatórios, mentais etc.

COMO PREVENIR:
? Não ter vida sedentária, mas fazer caminhadas, exercícios físicos, yoga, natação etc.
? Usar roupas folgadas, tecidos de algodão, evitar sintéticos.
? Beber bastante água durante o dia.
? Fazer mudança climática (praia, banhos de mar, montanhas…)
? Não usar anticoncepcional, porém ter filhos e amamentar, o que acabará protegendo contra estes males.
? Procurar estar relaxada e fazer massagens.
? Ingerir substâncias que contenham magnésio, cálcio, vitamina C.
? Tomar cuidado com alimentos que contenham pesticidas, que agirão de forma semelhante a hormônios artificiais. As moléculas de pesticidas podem provocar reações hormonais impróprias e a formação descontrolada de células cancerígenas.
? Não fumar (o cigarro é vaso constritor, intensifica as ondas de calor e faz a circulação sangüínea ficar mais lenta) nem usar bebidas alcóolicas, café, etc.
? Observar se existem problemas digestivos, prisão de ventre, gases, ressecamento etc.
? Evitar comer carnes, vermelhas ou brancas, derivados do leite cuja procedência seja desconhecida ou duvidosa, porque eles contêm hormônios artificiais que irão desequilibrar o corpo.
? Dispensar alimentos que contenham produtos químicos em geral, como enlatados, biscoitos com conservantes, anti-mofo, corantes.
? Evitar refrigerantes, farinha de trigo e arroz branco (usar os integrais) e leites (usar coalhadas ou iogurte).
? Evitar açúcar, que é muito prejudicial, pois provoca no pâncreas uma flutuação hormonal que leva à baixa de estrógeno. Seu efeito sobre as supra-renais é prejudicial, provocando lentidão no trânsito dos elementos químicos dos hormônios, baixando também o nível de estrógeno.
? Evitar o excesso de proteína, que acidifica o sangue, causa prisão de ventre e rouba os nutrientes (Leia o artigo “Por que não comer carne?”).
? Queijos? Use os mais simples tipo frescal, mussarela (sem conservantes) ou ricota, pois os envelhecidos prejudicam sua saúde, são acidificantes. O ideal é saber a procedência do leite para a fabricação do queijo.
? Fazer refeições leves, em horários estabelecidos, ricas em saladas, principalmente cruas, frutas e cereais integrais.
? Evitar frituras ou qualquer tipo de gordura saturada,
? Combater a obesidade.
? Abolir o sal.
? Fazer uso de alimentos que contenham vitaminas como E, C e B e minerais como o magnésio e o cálcio.
? Procurar tomar sol, receber ar puro, ter contato com a terra, admirar paisagens da natureza. Estas são atitude de cura.
? Ler o livro “Yoga – Terapia-Hormonal para Menopausa”, da professora Dinah Rodrigues, Editora Madras, onde são abordadas diversas posturas de yoga para reativar a produção dos hormônios, com resultados comprovados através de exames (ovários preguiçosos voltaram a funcionar e mulheres estéreis engravidaram, conseguindo um equilíbrio não só dos hormônios sexuais como de todos do corpo).
? Evitar o estresse, brigas, discussões, guardar sentimentos negativos.
? Ter um ideal e um amor – este é o sentido da vida.
? Fazer hidroterapia – vai acalmar, estimular o metabolismo e a circulação sangüínea. Além disso, vai eliminar toxinas do corpo, descongestionando.
? Banhos alternados – São feitos no chuveiro, quentes (três minutos) e frios (um minuto e meio) – cinco alternâncias. Não molhar a cabeça. Usar roupas aquecidas no final.
? Banho de assento ou genital, durante 20 minutos (vide Saúde Integral nº 1).
? Pé de lúvio: Mergulhar os pés e as pernas num balde grande, (menos a coxa) em água quente, durante quatro minutos; depois, dois minutos na água bem fria, fazendo cinco alternâncias. No final, enxugar e aquecer a área com meias e abrigos.
? Frotação : Esfregar água gelada com uma fralda em todo o corpo (menos pescoço e cabeça), começando do pé direito até o pescoço, depois pelo pé esquerdo, dos lados, de frente, de costas, sempre do pescoço à sola dos pés. Depois aquecer todo o corpo com uma roupa de frio, meias e enrolar-se num cobertor. Ficar aquecida por 20 minutos.
? Sauna: excelente para liberar toxinas do corpo, melhorar a circulação, revitalizar o corpo. Estes banhos são suspensos na menstruação.
? Com a GEOTERAPIA, os resultados são muito positivos, a sensação de paz, tranqüilidade e cura às vezes é imediata. Experimente…(Vide Saúde Integral no.2).
Embora o destaque tenha sido para os hormônios sexuais de mulher, o estrogênio e o progesterona, todos os outros hormônios, como os produzidos pela glândula da tireóide, supra renal etc. estão interligados no processo e existem alternativas na Naturopatia e na Fitoterapia para equilibrar o corpo e repor as perdas.
Se alguém perde um rim, o que ficou pode suprir a falta do outro, assim como um corpo estranho pode ser eliminado do nosso organismo sem interferências; por isso é necessário confiar na reorganização do organismo. Também a HOMEOPATIA e a ACUPUNTURA são excelentes alternativas de cura.

FONTE: http://www.saudeintegral.com/artigos/reposicao-hormonal-na-menopausa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário