sábado, 17 de julho de 2010

Os Segredos dos frutos

Os frutos exercem uma grande influência sobre o nosso organismo e são especialmente ricos em vitaminas e minerais. Contêm princípios activos extraídos da polpa, da casca e até mesmo do caroço que constituem uma fonte de bem-estar.


Abacate
Existem duas variedades: o mais arredondado, de pele fina, macia e verde e o mais alongado, de pele mais espessa e áspera e de cor verde a arroxeada.
O abacate é altamente nutritivo, pois possui um elevado teor de matérias gordas. Fornece, também, uma dose considerável de vitaminas C, B2 e
E. É ainda rico em cálcio, enxofre, fósforo, magnésio, potássio, ácido fólico e iotina.
O abacate tem 30% de gordura sem conter colesterol. O seu alto teor de ácidos
graxos mono insaturados converte-o num bálsamo para o coração e os vasos sanguíneos. Possui um alto teor de minerais e vitaminas essenciais que combatem particularmente o stress, o nervosismo e a insónia. É útil no caso de úlceras estomacais e cólicas intestinais. Actua também com eficiência em cólicas menstruais.
Nas Antilhas o abacate é considerado um afrodisíaco. O seu período de conservação é muito curto, após o amadurecimento.

Abóbora
É um fruto originário da América do Sul que oferece muitas variedades, todas muito nutritivas e de sabor agradável. Algumas das espécies e subespécies mais cultivadas em Portugal são a abóbora cabaça, a abóbora carneira, a abóbora chila, a abóbora menina e a abóbora porqueira.
Contém sais minerais (fósforo, cálcio, potássio), e vitaminas A, B1, B2, B6 e C. É muito digerível e contribui para o bom funcionamento do intestino. Ajuda a manter o PH do organismo, combate a prisão de ventre e alivia o desconforto causado pelas hemorróidas.
As suas sementes cruas são vermífugas, ou seja combatem a ténia e outros parasitas intestinais.
É servida em pedaços nas saladas, sopas e cremes e utilizada também em doces.

Abrunho
O abrunho é uma espécie de ameixa silvestre, que possui uma forma mais ovalada e um sabor mais ácido sendo, por isso, utilizado principalmente na elaboração de licores.
É um fruto rico em potássio, vitamina B1 e
caroteno. Conservam-se por mais tempo, se forem colocados no frigorífico.

Acerola
A
acerola ou cereja das Antilhas é considerada a fruta mais rica em vitamina C. Em 100g de polpa há de 2000 a 5000mg de ácido ascórbico, que é a própria fonte de vitamina C. Para se ter uma ideia do que estas quantidades representam, o limão, por exemplo, apresenta um teor de ácido ascórbico de 40 a 50mg.
Apresenta na sua composição proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B1 e B2,
pró-vitamina A, além, é claro, da enorme quantidade de vitamina C.
Uma pessoa comendo uma certa quantidade de
acerolas por dia, tem satisfeitas, praticamente, todas as suas necessidades vitamínicas. Uma acerola é uma verdadeira cápsula natural de vitaminas. Pela sua excepcional qualidade nutritiva e vitamínica, aumenta a resistência geral do organismo, prevenindo contra doenças como a gripe.
É uma fruta pequena, de cor vermelha, parecida com a cereja europeia. O seu sabor é levemente adocicado, com um contraste de acidez. Pode ser comida ao natural ou serve para fazer
geleias, doces em calda, doces em pasta, licores, etc.

Ameixa
Contem 0,6% de proteínas, 14% de açúcares e 0,7% de sais minerais, entre os quais se destacam o ferro e o cálcio. Também é rica em vitaminas A, B1, B2 e C.
A sua quantidade em açúcares e ácidos
alcalinizantes tornam-na num alimento muito energético, grande laxante e desintoxicante. É indicada para tratar a constipação, as congestões hepáticas e o reumatismo.
As suas diferentes variedades distinguem-se pelo tamanho, cor e sabor. Quando seca aumenta a capacidade energética, porque passa a conter 50% de açúcares.

Amêndoa
Contem 21% de proteínas, 53% de
lípidos, 17% de hidratos de carbono, e 3% de sais minerais. Os ácidos gordos insaturados e a vitamina E contribuem para reduzir o nível de colesterol.
É um dos alimentos mais potentes da natureza, gerador de calor pela grande quantidade de gorduras que contem, e gerador de energia muscular pela sua riqueza em hidratos de carbono.
Também rica em fósforo, o que é muito útil para quem realiza um trabalho intelectual de trabalho e para as pessoas doentes do sistema nervoso, contém também potássio, magnésio, cálcio e vitaminas B1 e B2. A proteína da amêndoa é bastante completa, porque possui a maioria dos aminoácidos necessários para a vida.
Deve ser mastigada o máximo possível
de forma a que cumpram todo o seu papel nutritivo. Durante a gravidez e lactação o seu consumo favorece a produção de leite.

Amendoim
Contem 40% de
lípidos, 30% de proteínas, 16% de hidratos de carbono, celulose, sais minerais (fósforo, cálcio e ferro) e vitaminas A e B1. Tem um grande poder nutritivo e é de fácil digestão se mastigado correctamente, convém, no entanto, não abusar da quantidade.
O amendoim também tem propriedades terapêuticas pois pode ser usado para problemas pulmonares e julga-se que, quando cru e sem sal, estanca as hemorragias.
Fornece também um precioso óleo muito aplicado na alimentação

Amora
A amora silvestre é quase um símbolo de Verão, mas existem, espalhadas pelo mundo, algumas plantações de amoras "não silvestres".
É depurativa, contem potássio, fósforo e cálcio. Extremamente rica em vitaminas A, B e C, a amora contém, também, uma boa percentagem de taninos sendo, por isso, ligeiramente adstringente. Os frutos frescos e crus, agem contra anemia, falta de apetite e úlceras no estômago.

Ananás
O ananás foi descoberto em 1555 no Brasil e 200 anos mais tarde foi trazido para a Europa. Os nativos
sul americanosacreditavam que o ananás possuía propriedades terapêuticas e usavam o seu sumo para auxiliar a digestão e manter a pele limpa. Por sua vez, os guerreiros aplicavam cataplasmas do fruto em feridas e usavam as folhas como ligaduras.
Contém 13% de hidratos de carbono, o que o torna num dos frutos mais nutritivos. É muito digestivo, refrescante, purificador, laxante e mineralizador. Também contém ácido cítrico e em menor proporção iodo, ferro, cobre,
manganês e é rico em vitaminas A, B1 e B2. Contém também uma enzima - a bromelina - que ajuda o organismo no processo de digestão.
É aconselhável para doentes de dispepsia (indigestão), e para as afecções da garganta, devido às propriedades anti-inflamatórias e antibióticas de alguns dos seus componentes. As suas fatias são também muito úteis para picadas de víboras e insectos quando aplicadas na parte afectada.
Este fruto sumarento e perfumado está repleto de enzimas benéficas para o tratamento de coágulos sanguíneos susceptíveis de causar tromboses.
Deve consumir-se maduro e preferencialmente fresco. 80%
dos nutrientes encontram-se concentrados no coração do fruto.
O que o distingue do abacaxi são, essencialmente, as condições de cultivo, nomeadamente a temperatura. O abacaxi é cultivado ao ar livre, em climas tropicais, o que faz com que adquira um sabor mais doce e menos ácido e com que cresça menos. O ananás é cultivado em temperaturas mais baixas (por vezes em estufa), tornando-se um fruto de maiores dimensões, mais ácido, mas mais aromático.

Anona
Muito rica em água e vitaminas do grupo B. Contem cálcio, fósforo, ferro e potássio.
Tem propriedades protectoras do coração e neutraliza o excesso de acidez gástrica.
Não é muito resistente à conservação, pelo que, deve ser consumida sem demora.

Avelã
Contem 17% de proteínas, 60% de
lípidos, 15% de hidratos de carbono, sais minerais (potássio, fósforo e cálcio) e vitaminas B1, B2 e C.
Pelo seu conteúdo em vitamina B1, pode ser um excelente remédio contra as frequentes lacunas de memória. Tem também propriedades preventivas do aparelho urinário. É um óptimo alimento para formação dos tecidos (pelas suas proteínas), de força (pelos seus açúcares), gerador de calor (pela gordura) e mineralizador (pelos sais minerais), ou seja, é um alimento completo, um verdadeiro tesouro nutritivo.
Deve mastigar-se muito bem,
de forma a que sua digestão não seja difícil.

Azeitona
É o fruto da oliveira e contem 0,7% de proteínas, 8,5% de hidratos de carbono, 14% de
lípidos e 0,4% de sais minerais (potássio, cálcio e sódio). É pois um alimento produtor de força e de calor, muito aconselhável no Inverno.
Ajuda também na dissolução dos depósitos calcários que podem estar presentes nos tecidos do organismo e que são sinal de envelhecimento. As azeitonas estimulam os sucos digestivos e são de digestão fácil quando mastigadas correctamente.
As azeitonas pretas (ou seja maduras) contêm também vitaminas A e C.

Banana
Este fruto contém 23 % de hidratos de carbono e é rico em proteínas, sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cálcio), vitaminas A, B6 e
E e fibras solúveis. O seu valor nutritivo é superior ao da maior parte das frutas frescas.
Deve consumir-se madura, pois assim todo o amido já se converteu em açúcar, o que a torna mais facilmente assimilável. Contrariamente ao que se crê é uma fruta de fácil digestão, indicada especialmente em casos de acidez e úlcera do estômago, como também em certas afecções do coração ou rins, nas quais é indispensável uma cura seca. A banana possui alto valor nutritivo, equilibra o PH do organismo e é recomendada nos casos de gastrite. Regula os processos digestivos, ajuda a aliviar a síndrome pré-menstrual e protege o coração e os vasos sanguíneos. É utilizada para regular o intestino, o fígado, o estômago e os rins. Auxilia no tratamento das vias respiratórias, principalmente contra doenças como asma, tuberculose e pneumonia.
Uma banana média fornece cerca de um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio e cerca de 100 calorias, sob a forma de frutose e amido, que o corpo transforma em energia. É, por isso mesmo, muito usada pelos atletas que a consideram um anabolizante natural e uma ajuda contra as cãibras e contracções dos músculos. Em champôs, loções tónicas e máscaras
remineralizantes, a banana, ajuda a tirar o volume dos cabelos crespos.
A sua polpa, branca e saborosa, é um excelente alimento para crianças e idosos, uma vez que tem um grande poder
antirraquítico, e em algumas regiões onde se cultiva, consome-se em vez do pão.

Caju
Existem diversas variedades: cajus amarelos ou vermelhos. O caju amarelo tem 220 mg de vitamina C, enquanto o vermelho, 275mg.
Além de poder ser consumido como aperitivo ou como ingrediente de pratos e doces requintados, a sua castanha é responsável pela fabricação de um óleo muito valorizado, utilizado como lubrificante em peças e aparelhos de alta precisão.
Fortalece o sistema imunológico e combate o stress.

Castanha
A castanha fresca contem 3% de proteínas, 1% de
lípidos, 35% de hidratos de carbono, sais minerais (grande quantidade principalmente potássio e fósforo), celulose e 58% de água. Por outro lado a seca contem cerca de 7% proteínas, 3% de lípidose 85% de hidratos de carbono.
Apresenta um valor nutritivo semelhante ao das amêndoas, e tal como estas devem ser bem mastigadas.

Cerejas
Contêm 0,6% de proteínas, 15% de amidos e açúcares, 0,5% de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, ferro e principalmente cálcio), e vitaminas A, B1, B2, C. As cerejas mais negras, normalmente as mais doces, contêm mais ferro, potássio e magnésio do que as variedades mais claras. Porém, todas as variedades contêm vitamina C e
flavonóides, uma substância com poder antioxidante, o que significa que as cerejas ajudam a combater o envelhecimento e a fortalecer o sistema imunitário.
Estas frutas deliciosas são altamente purificadoras dos humores, desinfectam o intestino e mineralizam o sangue. Ideal para combater a prisão de ventre, estimular a digestão e as funções do pâncreas, além de terem propriedades diuréticas. O seu sumo ajuda a diminuir a febre.
Muito aconselhável em doentes que sofram de
uricemia (estado mórbido provocado pela acumulação de ácido úrico no sangue), artrite e gota, pois são excelentes neutralizantes do ácido úrico, uma vez que contêm ácido salicílico.
Óptimo para o crescimento das crianças, devido à quantidade de sais minerais e ao alto teor de vitaminas que estimulam todos os processos de desenvolvimento e crescimento.
Deve evitar-se o consumo de água imediatamente depois de consumir cerejas.
Conserva-as no frigorífico para retardar as perdas de vitaminas, e para que se mantenham frescas. Lava-as imediatamente antes de as comer, uma vez que esta fruta apodrece rapidamente.

Clementina
Resultante do cruzamento da laranja com a tangerina, a clementina tem um sabor simultaneamente doce e acidulado. A sua casca é avermelhada e pode ser transformada em fruta cristalizada. Pouco calórica e fornece uma boa dose de vitamina C, cálcio, água e fibras.

Coco
É um alimento dos países quentes e grande produtor de força. Contém 34% de
lípidos, 18% de hidratos de carbono, 4% de proteínas, e é abundante em sais minerais (cálcio, fósforo, magnésio e ferro), vitamina C e E.
Pela sua riqueza em potássio, actua como minimizador os efeitos da deficiência corporal desse mineral, que pode acarretar prejuízos das funções
neuro-muscular (fraquezas e paralisias), cardíaca e respiratória.
O seu consumo é ainda benéfico para o aparelho locomotor, especialmente para prevenir doenças como a artrose e a osteoporose.
A água de coco contida no seu interior tem admiráveis propriedades mineralizadoras, purificadoras do sangue e útil contra a
amebíase intestinal (doença produzida por um parasita).

Damasco
Esta fruta, também designada
por alperce ou albricoque, contem 0,2% de proteínas, 15% de hidratos de carbono. Rico em vitaminas B3, B5, C, betacaroteno e ácido fólico, além de pequenas quantidades de B1, B2 e B6, o damasco possui alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Nessa fruta encontram-se também pequenas quantidades de cobre, ferro e zinco. Devido ao betacaroteno, o damasco é muito saudável para a pele, todas as membranas e mucosas e para a visão.
Esta fruta, da qual existem cerca de 50 variedades, teve origem na Ásia Ocidental e espalhou-se pela Europa por intermédio dos Árabes. O seu sabor doce provém da elevada proporção de hidratos de carbono e sacarose que contém. Tradicionalmente é recomendado para tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira nocturna e diminuir o risco de cancro do estômago e do pulmão.
É um fruto de fácil digestão, com propriedades mineralizadoras e laxantes.
Embora com mais calorias que os frescos, os damascos secos são considerados um dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e prática de nutrientes, tendo mesmo feito parte da dieta dos astronautas Americanos em alguns dos seus voos espaciais.

Dióspiro
O
dióspiro, ou caqui como também é designado, é um fruto baciforme, grande, comestível.
Em termos nutritivos, destaca-se o seu alto teor de açúcares. Fonte também de vitamina A, C e minerais diversos. Rico ainda em taninos (substância adstringente), especialmente quando não está demasiado maduro.
A pectina e a
mucilagem que contem, conferem-lhe propriedades suavizantes e protectoras da mucosa intestinal.
O
dióspiro é bastante sensível ao toque, devendo ser cuidadosamente manuseado.

Figo
Este fruto originários da Ásia Menor do qual se conhecem mais de 30 variedades, contem cálcio, fósforo, cobre, ferro e vitaminas A, B1, B2, e C. É laxante, diurético e desintoxicante, além de nutritivo porque apresenta grande quantidade de açúcar natural, aproximadamente 15%, indubitavelmente secos aumentam até 60% o seu açúcar.
Rico em potássio, quando seco, o figo tem seu valor calórico e mineral triplicado e a sua quantidade vitamínica reduzida pelo processo de desidratação. Os figos secos contêm boas quantidades de ferro, e no caso dos vegetarianos, constituem uma fonte fundamental para aumentar a ingestão deste mineral.
Era o alimento por excelência dos atletas na Grécia Antiga pelo seu elevado valor nutritivo. É uma fonte de
benzaldeíde, um agente anticancerígeno, e de flavonóides, antioxidantes. O figo contem também enzimas que ajudam a digestão, além de ser rico em potássio, betacaroteno e fibras. O seu consumo é benéfico no combate ao ?mau colesterol?, a quem sofre de obstipação e de problemas ósseos.
Os figos frescos podem ser usados no tratamento de furúnculos, abcessos e aftas. Leva um figo fresco ao forno durante meia hora, corte-o ao meio e aplique a sua polpa morna na zona inflamada, até que o furúnculo forme uma cabeça.

Framboesa
Típica dos países europeus, essa pequena fruta vermelha e bastante doce, é óptima para sumos e gelados. Perfumada, é usada como essência em chás.
A framboesa é um fruto de Verão, resultante de cultivo ou de crescimento espontâneo, muito idêntico ao morango, mas bastante mais delicado.
É rica em pectina (substância essencial para a consistência das compotas), vitamina A e C e em fibras.
A framboesa provavelmente ajuda a prevenir o cancro do esófago, esse poder
anticancerígeno está em dois polifenóis da sua pele: o ácido elágico (um falvonóide) e as antiocianinas.

Ginja
Espécie ácida de cereja, a ginga é famosa pelo popular licor
- a ginjinha. É um fruto doce e perfumado.

Groselha
Fruta de Verão, de reduzidas dimensões. Rica em vitaminas C, B2, B6 e
E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.
Distinguem-se duas espécies destas bagas: as negras que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.
Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.
Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

Kiwi
É fruto de uma planta originária da China, cujas sementes foram levadas para a Nova Zelândia, no início do século XX. Aí foi rebaptizado com o nome de kiwi, a ave símbolo do país.
O kiwi é muito rico em vitamina C (duas vezes mais do que a laranja) e é uma fonte considerável de
betacaroteno. É ainda rico em potássio, magnésio, ácido fólico (muito importante na dieta das grávidas). Contém uma enzima - a actinidina - que ajuda a digestão. Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A ?que reproduz as células, agindo no combate às rugas da pele, riboflavina, cálcio, zinco, ferro e ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato earginina.
Possui
capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, efeitos anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos. Contribui também para equilibrar a tensão arterial, aumenta as defesas do organismo na prevenção das gripes e constipações. As quantidades razoáveis de fibras solúveis, auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde. A clorofilina, derivada da clorofila, é um potente inibidor da
Aflotoxina B1, substância cancerígena.

Laranja
Introduzida na Europa pelas Cruzadas, contem vitaminas abundantes A, B1, B2, e C e muitos sais minerais, entre eles, potássio, magnésio, cálcio e fósforo. É um fruto diurético,
antirraquítico e possui propriedades preventivas e curativas. A laranja é altamente depurativas e as suas qualidades podem beneficiar reumáticos, nefríticos, dispépticos, hepáticos, convalescentes, constipados, obesos, febris, ulcerosos, etc. É uma fruta que estimula o sistema nervoso, eficaz, por isso, contra as convulsões nervosas, enxaquecas, cãibras e insónias.
É uma das frutas mais valiosas na natureza, um verdadeiro tesouro da alimentação. Extremamente nutritiva, proporciona ao organismo uma grande quantidade de açúcar de fácil assimilação, laxante pela sua celulose e desinfectante do intestino devido ao seu ácido cítrico, daí a sua utilidade insubstituível nas enfermidades febris de origem intestinal. A laranja estimula também a secreção biliar e tem propriedades aperitivas, tónicas, anti-sépticas,
anti escorbúticas e anti-hemorrágicas.
As infecções da garganta aliviam-se consideravelmente fazendo gargarejos com sumo de laranja. As folhas em infusão combatem as afecções cardíacas, têm virtudes digestivas, tranquilizantes e
anti espasmódicas e são ainda eficazes contra as cefaleias. A tisana de flores de laranjeira relaxa o sistema nervoso e predispõe ao sono.
Os citrinos devem consumir-se muito maduros de maneira a evitar um excesso de acidez que pode irritar as mucosas ou causar descalcificação.

Lichia
Originário da China
, é um fruto pequeno, de casca fina, mas rugosa e dura, com uma cor vermelha rosada intensa. A polpa é gelatinosa, translúcida, sucosa e de excelente sabor.
É uma fruta rica em vitamina C, com pequenas quantidades das vitaminas do complexo B e de minerais. É responsável por instigar o apetite, proporcionar efeitos reconstituintes para o organismo e favorecer a digestão.
Devido à grande quantidade de água que possui, a polpa da fruta repõe o líquido perdido pelo organismo nos dias mais quentes. O sabor é perfumado, o que faz com que sejam muito utilizadas na cozinha oriental, mas, também, como ingrediente de saladas de frutas.

Lima
Em meados do século XVIII, o cirurgião naval escocês
James Lind, provou que o escorbuto, flagelo dos marinheiros, poderia ser evitado bebendo sumo de limas, limões ou laranjas, pois a doença é causada por deficiência de vitamina C. Além de outras aplicações, a lima é usada, hoje em dia, também para limpar o interior das chávenas de café e para dissolver os depósitos de cálcio das chaleiras de chá.
Dividem-se entre doces e azedas, possuem características opostas. Enquanto as ácidas (ou azedas) são ricas em vitaminas A e C, fósforo, cálcio e ácido cítrico, as doces (também conhecidas como
limas-da-pérsia) contêm menos vitamina C. Esta última variedade é considerada um remédio pela medicina natural devido à sua baixa acidez, tendo por isso, a propriedade de restaurar o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, além de ter acção contra gripes e constipações. Em relação às azedas, facilitam a digestão das gorduras e do álcool.
Fruto muito parecido com o limão, mas não tão ácido, as suas propriedades são análogas, mas inferiores às das laranjas e limões. Faz parte da receita tradicional das
caipirinhas e oferece resultados idênticos aos do limão, quando utilizada em temperos.

Limão
Rico em sais minerais, especialmente em cálcio, fósforo, magnésio e potássio e contem vitaminas A, B1, B2, e C. É por excelência uma fruta medicinal, desinfectante, anti-séptica e germicida que deve as suas propriedades especialmente ao ácido cítrico que contem. O limão elimina o ácido de úrico do organismo, e é por isso indicado para reumatismo, gota e arteriosclerose. Combate ainda a diarreia,
o constipação, alcaliniza o sangue e diminui a acidez do estômago.
Também é usado como dentífrico e para fazer gargarejos, além disso suaviza a pele e fortalece o couro cabeludo. O sumo também ajuda o coração a exercer sua função, regula a pressão sanguínea, é útil nos casos de anemia e estimula o fígado.
Convém, no entanto advertir para a possibilidade de uma desmineralização do sangue quando se abusa do limão, principalmente, em pessoas artríticas. Devido à sua acidez, é, sobretudo, utilizado em temperos e como ingrediente aromático de doçarias e bebidas.

Maçã
Diz-se que há mais de 4000 variedades entre as comestíveis e as de uso industrial. A sua composição química é: 85% de água, 0,5% de proteínas, 14% de hidratos de carbono e a sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C.
As maçãs vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes.
O "fruto proibido" é uma boa fonte de vitamina C
- o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios - , e de pectina, uma fibra solúvel que combate o colesterol. Há estudos que demonstram que duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue até 10%. Por outro lado, a pectina ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio.
A maçã também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos.
No tempo dos Romanos era usada para tratar sintomas de palpitações e melancolia.
Tem propriedades altamente terapêuticas e nutritivas, é um dos tesouros da alimentação racional. É um fruto depurativo e desintoxicante e é especialmente indicado para a diabetes, obesidade, acidez, diarreias,
convalescenças e favorece as secreções do aparelho digestivo, pelo que são muito recomendadas para as inflamações desse aparelho, como também do respiratório, dos rins e do fígado. Este pomo equilibra o ácido de úrico, impedindo a formação de cálculos.
Estudos clínicos recentes afirmam que o consumo de maçãs é fundamental para uma alimentação saudável pois contêm uma grande quantidade de
flavonóides, que são conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes e que actuam eliminando os efeitos do mau colesterol. Daí o seu consumo ser benéfico para a saúde do coração. Além disso, as maçãs ajudam a as células do organismo a manterem-se jovens, diminuem o risco de contrair diversas formas de cancro e melhoram a função digestiva e respiratória. Em resumo, proporcionam um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente.
Além disso, as maçãs são a "comida rápida" ideal para o dia-a-dia, levam-se para todo o lado, são saborosas e contêm açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga. Como diz o ditado popular "Uma maçã por dia mantém o médico longe de nós".

Manga
Cultivada desde a Antiguidade, a manga é considerada a rainha das frutas da Índia, onde há mais de 500 variedades.
Fruta tropical de cor amarelada e de sabor agradável, contem sais minerais (potássio, cálcio e fósforo) e vitaminas do complexo B. Purifica o sangue e é um bom alimento.
Uma só manga fornece a um adulto toda a vitamina C necessária para um dia, 2/3 da vitamina A, cerca de metade das necessidades de vitamina E, 1/4 das fibras e uma combinação de minerais, tais como potássio e ferro. Possui grandes quantidades de
betacaroteno, o que a torna numa fruta com fortes características antioxidantes, capaz de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Com esta riqueza nutricional, a manga não podia deixar de ser considerada ideal para convalescenças.
Para ingeri-las de modo satisfatório, devem comprar-se maduras pois não é conveniente guardarem-se no frigorífico

Maracujá
O maracujá é uma boa fonte de hidratos de carbono. Contém vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. É rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro. O maracujá ainda conta com a presença da
pasiflora ou maracujina, o que faz dele um calmante. A fruta também é óptima para combater insónia, tensão nervosa, espasmos gástricos, estimular a digestão e reforçar o sistema imunológico.
As sementes actuam como vermífugos e são muito nutritivas.
Acredita-se popularmente que o chá de suas folhas, além de actuar como calmante, é também um
antitérmico eficaz e que ajuda no combate às inflamações cutâneas, mas essa acção não tem confirmação científica.

Marmelo
Pomo ácido que contém
vitaminas A, B1, B2, e C, água e pectinas. O marmelo ou gamboa tem características adstringentes, pelo que é benéfico nas constipações.
Era conservado e transportado a bordo das Caravelas Portuguesas e navios Espanhóis em expedições a zonas tropicais, como defesa contra o Escorbuto.
Existem duas variedades de marmelo: uma mais arredondada, outra mais alongada. Por ser um fruto de polpa dura, áspera e amarga é, normalmente, submetido a uma cozedura ou, então, transformado em marmelada e em geleia.

Medronho
Esta drupa, de forma esférica e cor vermelha quando madura, assemelha-se bastante ao morango. É consumida crua, em doce ou em geleia. É ainda bastante famosa pela aguardente preparada a partir do seu sumo.


Melancia
De origem oriental (Índia e Pérsia), a melancia tem propriedades alcalinas, com muita vitamina A, B1, B2 e C, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e sódio. É composta, basicamente de água (cerca de 97%) e apresenta um sabor adocicado, apesar do seu conteúdo em açúcar ser escasso, apenas 7%.
É aconselhada aos reumáticos em geral, porque ajuda a eliminar os ácidos acumulados no organismo. É muito refrescante, diurética e mineralizadora e pode auxiliar no tratamento de problemas das vias urinárias, problemas intestinais e do aparelho respiratório como, por exemplo, bronquites. Também serve para tratamento de acidez estomacal.
É de fácil digestão, mas se por vezes lhe atribuem propriedades prejudiciais, é pelo mau hábito de comer melancia depois das refeições e em grande quantidade.

Melão
Este fruto de origem asiática
, contém 1% de proteínas, 6,5% de hidratos de carbono, 0,7% de sais minerais e bastante água. Contem ainda vitaminas A, B1, B2, e C.
O melão, assim como a meloa, é um grande diurético e
alcalinizante dos humores. Tem um efeito de limpeza do aparelho digestivo, pelo que é um alimento muito benéfico, mineralizador e energético.
Uma fatia com 100 gramas proporciona mais de metade da dose recomendada de vitamina C e é uma fonte privilegiada de
betacarotenos. Os melões de polpa laranja contêm mais vitamina C e betacarotenos do que os de polpa amarela ou branca. O seu sumo fornece ainda zinco, iodo potássio e ácido fólico.
Deve comer-se preferencialmente fora da refeição ou então no início, por fermentar muito rapidamente no estômago.

Morango
Originário da Europa, o morango é um fruto, que crescia espontaneamente nas florestas e montanhas, até que começou a ser cultivado, por volta de 1400, pelos franceses. Depois, ingleses, alemães e italianos também passaram a cultivar a planta, promovendo melhoramentos genéticos que aumentaram o tamanho do fruto.
Mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão, é bastante indicado para prevenção de gripes e constipações. Contem 10% de proteínas, 8% de açúcares e 1% de sais minerais (ferro, sódio). É também rico em vitamina E
e betacarotenos, ou seja, são uma fonte de antioxidantes, um dos melhores amigos da pele.
Recomendado para diabéticos, reumáticos e pessoas com gota. É responsável por evitar cálculos renais, ácido úrico e aumentar a resistência a infecções. Ainda é considerado purificador do sangue e seu chá é um óptimo vermífugo.
Na medicina natural, os morangos são utilizados para limpar o aparelho digestivo e, de um modo geral, são muito importantes nas dietas para a hipertensão e retenção de líquidos. São benéficos também para minorar problemas ósseos e anemia.
Um tratamento à base de morangos, que consiste no consumo de 300-500g por dia, é por vezes aconselhado por causa dos seus efeitos laxativos e diuréticos e combate também a indigestão e as perturbações provocadas por excessos alimentares.


Nectarina
É considerada uma variedade de pêssego, mas tem uma pele brilhante e lisa, sem penugem. Distingue-se do pêssego careca, cujo caroço adere à polpa, enquanto que o da nectarina se descola facilmente. A polpa é, também, mais doce do que a do pêssego careca. Possui um sabor variável entre o doce e ácido. É digestiva e diurética e contém vitamina B1 e
provitamina A.
É uma fruta rica em
betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Procura comprá-las sempre maduras. Se a fruta amadurecer na árvore, a sua concentração de vitaminas e minerais pode ser de seis a sete vezes maior que a
dos pêssegos

Nêspera
Esta fruta originária da China apresenta
uma cor amarela, pele firme e lisa, polpa saborosa e muito suculenta. Rica em açúcares, é também uma grande fonte de vitamina A e C, fósforo e cálcio. Contêm uma boa quantidade de hidratos de carbono, pelo que é um bom alimento.

Nozes
Comer cerca de 150 g de nozes, por semana, reduz
em 50% a probabilidade de se sofrer de doenças cardíacas.
Os frutos da nogueira contêm 15% de proteínas, 57% de
lípidos, 20% de hidratos de carbono, 1,7% de sais minerais dos quais se destacam o fósforo, útil ao sistema nervoso, aos órgãos genitais e a todas as células em geral.
Estimulam a capacidade intelectual e a memória, devido ao seu elevado conteúdo em ácidos gordos Ómega-3 e em minérios como o magnésio. São também ricas em vitaminas A,
B1 , B2, C e E. As suas proteínas ultrapassam facilmente as dos ovos ou leite, pois não se alteram facilmente.
Um
vegano ou frugívoro pode comer entre 25 e 100 gramas por dia, mas quando no mesmo dia se ingerem outras oleaginosas, devem regular-se as quantidades.

Papaia
É uma fruta tropical muito rica em açúcares, sais minerais, nomeadamente fósforo, cálcio, magnésio e sódio, e vitaminas A, C, e D.
Tal como outros frutos de polpa alaranjada, a papaia é uma excelente fonte de
betacarotenos, um antioxidante que protege a pele das agressões causadas pelos raios ultravioletas e retarda o aparecimento de manchas na pele associadas à idade. Meia papaia é suficiente para suprir as necessidades diárias de vitamina C a um adulto.
Mas um dos maiores benefícios deste fruto é a existência de
papaína, uma enzima que favorece a digestão, contribui na decomposição das gorduras e na protecção contra a fadiga. Além disso, este fruto protege as mucosas dos intestinos e contém substâncias antibacterianas. A sua polpa aplicada externamente alivia as picadas de insectos.

Pêra
Pomo com mais de duas mil variedades, originário da região mediterrânea, principalmente da Grécia. Apresenta 85% de água, 13% de hidratos de carbono (açúcares) e 0,5% de sais minerais.
A pêra é rica em vitamina B1, além de outros elementos do complexo B igualmente benéficos ao sistema cardiovascular. É também uma importante fonte de potássio, fósforo, zinco, cobre e níquel. Este é o fruto que fornece maior quantidade de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a fazer as digestões pesadas e actua como regulador da função intestinal (ideal para evitar obstipação).
Na medicina popular, a pêra faz parte da alimentação dos diabéticos, pois possui um índice
glicémico baixo. Por outro lado, tem a capacidade de manter estáveis os níveis de colesterol, porque contém bastantes fibras solúveis.
É uma fruta recomendado para
nefríticos, diabéticos, convalescentes, hipertensos. É laxante e purificadora, e é usada em enfermidades intestinais e nutricionais. Também estimula todas as funções cerebrais, acalma os nervos, contém grandes propriedades mucolíticas, ajuda a baixar o nível de ácido úrico. Muito benéfica contra o hipofunção da glândula tiróide, pelo seu conteúdo em iodo.

Pêssego
Com origem nas montanhas do Tibete e da China, onde ainda hoje é símbolo de longevidade, o pêssego foi cultivado pela primeira vez em 3000 a.C. Por volta de 2000 a.C. chegou à Grécia e o resto da Europa não tardou em beneficiar nutritivamente deste fruto.
É ideal para quem está sob dieta de emagrecimento, uma vez que tem pouquíssimas calorias. É considerado também um purificador natural da pele e é um dos frutos melhor tolerados pelo estômago.
Contem tanta quantidade de hidratos de carbono como as maçãs, a sua capacidade mineralizadora e o seu ácido são bastante benéficos ao aparelho digestivo. É um fruto rico em vitaminas A, B1, B2, e C e em potássio, fósforo e níquel
Possui propriedades laxantes e depurativas. Tem ainda propriedades diuréticas, e é recomendado em casos de retenção de urina e cálculos. É responsável por tonificar todo o organismo, estimular o apetite e é excelente para a digestão e o metabolismo, produzindo efeitos sedativos e expectorantes utilizados até pela indústria farmacêutica. A presença de antioxidantes como os
carotenos, flavonóides e vitamina C, fazem dele uma importante "ferramenta" no combate às doenças cardiovasculares, à gengivite, à infertilidade masculina e à tensão arterial alta.
As flores do pessegueiro em infusão actuam como laxantes e as folhas são diuréticas, purgantes,
anti-helmínticas eantiespasmódicas. O fruto deve comer-se bem maduro, de forma a que seja de fácil digestão.

Pinhão
Semente do pinheiro manso
, é rico em ácidos gordos essenciais, vitamina B1, B2, PP e em cálcio e ferro. Excelente fonte de proteínas e lípidos.

Romã
Cultivada ao longo da região mediterrânea, a romã é um fruto de pele espessa, com uma cor entre o beije e o vermelho, que protege os seus inúmeros bagos vermelhos. Existem variedades azedas, doces e agridoces.
A incomparável
suculência da romã deve-se ao seu elevado teor de água. É, também, rica em açúcar, vitaminas C e do complexo B. A sua percentagem em taninos e substâncias corantes, torna-a, também, ligeiramente áspera. São fortemente mineralizadoras, refrescantes e nutritivas. Tem uma acção anti-inflamatória, digestiva e ligeiramente adstringente.
A sua concha (casca) cozida é usada, no tratamento da diarreia, devido à grande quantidade de tanino que contém.

Tâmara
A tâmara, ou
dátil como também é designado, constitui o alimento nacional dos árabes.
Apresenta 73% de açúcar natural, 2% de proteínas, sais minerais (potássio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas A, B1, B2, e C. As suas propriedades terapêuticas actuam contra os resfriados
bronquiais e combatem as diarreias das crianças.
As tâmaras frescas são carnudas e suculentas. Como fruto seco, podem servir de aperitivo ou de ingrediente de
tartes e doces.

Tamarindo
Do tamarindo aproveita-se sobretudo a polpa, de um sabor agridoce.
É um laxante suave e eficaz. Facilita a produção de bílis (acção
colerética) como a sua eliminação (acção colagoga). Excelente para doenças do fígado e vesícula biliar.

Tangera
Foi criada a partir do cruzamento da toranja com a tangerina, de onde se obteve um sabor mais doce. Apresenta características muito semelhantes às da maioria dos citrinos.

Tangerina
De aroma e sabor adocicado, a tangerina
é, essencialmente, um fruto de Inverno. É bastante depurativa e as suas qualidades podem beneficiar reumáticos, nefríticos, dispépticos, hepáticos, convalescentes, constipados, obesos, febris e ulcerosos.

Tomate
É um fruto rico em vitamina A, B1, B2 e C. Dois tomates de tamanho médio, contêm no total, aproximadamente 22 calorias, facto que os torna num elemento útil em qualquer dieta de emagrecimento. O pigmento que tinge o tomate de vermelho previne o cancro da
próstata.

Toranja
De sabor amargo
, tem as mesmas propriedades das laranjas e dos limões. Comendo-as em jejum é um grande depurativo e laxante.
Possui até 5 vezes mais vitamina C que o tomate, a laranja e o limão, mas para tirar o maior proveito nutricional devem consumir-se bem maduras. Rica em
betacaroteno, ácido fólico, além de pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e E. Tem alto teor de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, possuindo também poucas partes de cobre, ferro, manganês e zinco.
Apesar de abrir o apetite, é ideal para as dietas de emagrecimento. Ajuda a dissolver resíduos e depósitos nas cartilagens e articulações e, ao mesmo tempo, melhora o sistema digestivo. Fortalece o sistema imunológico.

Uva
Consta que
Mahatma Gandhi, durante os seus longos jejuns, bebia apenas sumo de uva. Na verdade, este fruto é considerado ideal para casos de anemia e fadiga, devido às suas capacidades de regeneração. Embora não esteja totalmente comprovado, pensa-se que o seu consumo diminui também as probabilidades de desenvolvimento de cancro.
Certo é que o seu consumo melhora a função renal e ajuda a eliminar o ácido úrico. Outra certeza é que as uvas contribuem para a firmeza e elasticidade da pele, pois contêm agentes antioxidantes mais poderosos do que os existentes nas vitaminas C e ou E
- os polifenóis.
A uva é extremamente rica em vitamina A, B1, B2, e C, sais minerais e água e é ligeiramente diurética. O seu teor de açúcar é elevado, o que faz com que seja um fruto muito calórico. A partir das uvas, também se obtém um fruto seco
- as passas.
As uvas aumentam a secreção biliar, estimulam os centros nervosos, fortalecem a circulação e proporcionam vigor e pureza ao sangue. São insubstituíveis no tratamento de inflamações e desordens do aparelho digestivo (fígado e baço), afecções respiratórias e circulatórias, cálculos, enfermidades dos órgãos genitais e urinários, intoxicações, etc.
Este fruto é um alimento refrescante e energético, tradicionalmente usado para tratar problemas como a artrite e o reumatismo. Pela sua variedade de
fitonutrientes, nomeadamente pela grande quantidade de potássio, as uvas também são usadas para aliviar a retenção de líquidos e a micção dolorosa. Mas o poder medicinal deste fruto, nomeadamente o seu sumo, produz efeitos positivos nos distúrbios hepáticos, como a hepatite e a icterícia.
Existem inúmeras variedades, sendo as mais conhecidas as Moscatel,
Fernão-Pires, Cardinal, D. Maria e Red Gold.
Aconselha-se a ingeri-las fora das refeições, uma vez que fermentam no estômago muito rapidamente.

fonte: http://www.fontedeluz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário