sexta-feira, 16 de julho de 2010

Massagem terapêutica

TuiNa Tui-Na
Tui-Na a milenar massagem terapeutica chinesa em Sao Paulo - SP - Brasil
Tui-Ná ou Tui Na ou Tuina são os nomes pelo qual é conhecida a milenar massagem terapêutica chinesa.
  • O Nei-Ching descreve as teorias básicas da medicina chinesa, como o yin e o yang, os cinco elementos, os orgãos (zang-fu), os canais de energia, a energia vital (Qi), o sangue (xue) e os líquidos corpóreos, a etiologia, a patologia, os métodos de diagnóstico e as diferentes síndromes, assim como o conhecimento fundamental sobre pontos de acupuntura.

  • A teoria do yin-yang sustenta que todo fenômeno ou coisa no universo conserva os aspectos opostos: yin e yang, que se encontram em contradição e interdependência .A relação entre yin e yang é a lei universal do mundo material . Ë amplamente usada na medicina tradicional chinesa para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, além de servir como guia de diagnóstico e tratamento no trabalho clínico.

  • A natureza de uma coisa só existe por comparação do yin e o yang. Sob certas circunstâncias ela pode mudar, pois não é absoluta, é relativa. Desse modo, existem situações em que o yin está dentro do yin, yang dentro do yang, yin dentro de yang e yang dentro de yin.

  • No desequilíbrio há o predomínio de um deles. Este fator é o que causa as doenças. Por exemplo:

    - Aumento do yin consome o yang ou uma debilidade do yang conduz ao domínio do yin, e nesses casos, se origina a síndrome do frio.

    - Aumento do yang consome o yin, ou a debilidade ou fraqueza do yin propicia o predomínio do yang, e nesses casos, se origina a síndrome do calor.

  • Os métodos de tratamento deverão ser dirigidos a corrigir esse desequilíbrio yin-yang.

  • Conceito único : o corpo é um todo , e o propósito do tratamento é reajustar o yin e yang , promover a circulação da energia (Qi) e do sangue.

  • Na medicina tradicional chinesa estão relacionados firmemente os aspectos mentais, emocionais e doenças físicas. Tanto o diagnóstico como o tratamento levam em conta a pessoa global.

  • Existe uma interdependência entre o homem e a natureza (ambiente natural, clima, condições geográficas); a relação patologia x fisiologia x correlação homem e o meio ambiente são consideradas e classificadas de acordo com os 5 elementos.

  • Desde aproximadamente 400 A.C., os chineses tem utilizado outro conjunto de conceitos em sua tentativa de compreender o mundo. Trata-se da teoria dos Cinco Elementos (ou Cinco Movimentos) constituído por: Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal. E que são vistos como 5 propriedades inerentes a todas as coisas, e que constituem o mundo material. Determinam o estado de troca e movimento na relação de geração e destruição ou dominância e contra-dominância.

  • A geração dos 5 elementos estabelece um círculo contínuo em que cada elemento é sempre gerado (filho) e é gerador (mãe). A geração implica controle e inibição mútua, e desse modo há o crescimento porque se opõe mas cooperam entre si. A inter-dominância em excesso é um ataque quando o outro é fraco. Contra-dominância indica atropelo. Ela vai pelo oposto da dominância.

    fonte:http://www.tui-na.lumic.com/teoria_tui%20na.htm

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário