sábado, 3 de julho de 2010

Energia Solar Fotovoltaica no Brasil


O mercado de energia solar no Brasil está se desenvolvendo a passos muitos curtos, isso porque os custos de instalação ainda são altíssimos em comparação as demais formas de energia disponíveis, além disso, o Brasil é um país auto-sustentável em energia elétrica o que dificulta ainda mais a aquisição de incentivos fiscais para uma energia tão cara.

A energia hidrelétrica que hoje vem sendo usada, corresponde a 80% do parque gerador brasileiro, seguido pela termelétrica, nuclear e renováveis, com apenas 5% de participação e desses, apenas 1,5% corresponde a geração por energia solar, em números, isso representa apenas 18MW de energia solar fotovoltaica instalado.

Outro grande problema que enfrentamos é a confusão entre energia solar térmica (aquecimento de água) e a solar fotovoltaica (geração de eletricidade). A primeira, é muito promissora para o Brasil, pois existe uma vantagem econômica em usar aquecimento solar em substituição ao uso do gás ou eletricidade. Sua instalação inicialmente é cara, mas o custo acaba sendo zero porque a eletricidade necessária para manter os chuveiros é alta.

O aquecimento de água via energia solar é uma das atividades que mais crescem no país, pois está sendo muito estimulada, a cidade de São Paulo é um exemplo disso, a Prefeitura tornou obrigatória a instalação de coletores solares. Essa lei ainda não foi regulamentada, mas com alguns anos em vigor, será possível colher os resultados satisfatórios.

Uma casa com 3 moradores de classe média teria um gasto médio aproximado de R$ 3.000,00 para instalar um sistema de aquecimento, além do mais, os bancos estão proporcionando linhas de crédito para este tipo de instalação.

A energia solar fotovoltaica não é tão simples, além de mais cara, ainda não é vista como deveria, não há regulamentação, incentivos fiscais ou financiamento competitivo para sua aquisição, enquanto que em países como Alemanha, Espanha e outros, onde parte da energia é importada, existe regulamentação, incentivos fiscais e mais, o excedente produzido pode ser vendido para as concessionárias gerando lucro para pagar todo o financiamento do sistema.

Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade de corrente contínua 12VCC, isso ocorre pelo efeito fotovoltaico que se caracteriza pelo aparecimento de uma diferença de potencial (ddp) nos extremos de um material semicondutor (a célula fotovoltaica), produzida pela absorção da luz solar.

A célula fotovoltaica é a unidade básica necessária para esta conversão, a união dessas células conectadas em arranjos onde há produção de tensão e corrente suficientes para a utilização dessa energia, é chamado painel solar (módulo solar). O agrupamento de painéis ou módulos solares e de outros equipamentos (baterias, inversores e controladores de carga) relativamente convencionais, que transformam ou armazenam a energia elétrica de forma a permitir sua utilização nas várias aplicações finais, recebe o nome de sistema fotovoltaico.

Os sistemas fotovoltaicos podem ser:

a-) isolados, quando a única forma de energia é proveniente do sistema fotovoltaico, em geral, necessitam de algum tipo de armazenamento, que pode ser feito em baterias.

b-) híbridos, quando existe mais uma forma de energia, como geradores eólicos, geradores diesel, são sistemas mais complexos pois, precisam de um sistema de controle capaz de integrar essas diferentes formas de geração de energia.

c-) conectados á rede, quando a energia gerada pelos painéis solares é entregue à rede elétrica convencional.

Cerca de 90% das instalações fotovoltaicas no Brasil, constituem sistemas isolados, e o grande desafio é o atendimento da população que não conta com eletricidade com sistemas fotovoltaicos domiciliares.

Hoje a aplicabilidade da energia solar fotovoltaica é na geração onde a rede de distribuição convencional não está disponível, locais onde o custo para a extensão da rede de distribuição da concessionária é alto, projetos de inclusão e responsabilidade social e projetos ambientais, sistemas de back-up e geração distribuída.

O custo de uma instalação fotovoltaica no Brasil é de aproximadamente R$ 26.000/KWp.

O Brasil tem mercado para absorver esse tipo de energia e tem potencial para utilização em escalas maiores, o que precisamos de fato é regulamentação, investimento, linhas de créditos com juros baixos e incentivos fiscais ao consumidor, seja ele publico ou privado.

A Solar Brasil é pioneira neste ramo, está no mercado solar fotovoltaico há mais de 20 anos, somos distribuidores máster Kyocera (a maior cia elétrica solar do mundo – tecnologia japonesa - 20 anos de garantia), nosso foco é responsabilidade social e com o meio ambiente, assim, publicamos a primeira “cartilha de energia solar fotovoltaica” que tem como objetivo explicar noções básicas de uso e aplicações dessa tecnologia, foi elaborada em linguagem simples, visando facilitar o entendimento aos leigos em eletricidade, atualmente já distribuímos mais de 200.000 exemplares gratuitamente, montamos site www.solarbrasil.com.br conta com mais de 800.000 visitas, ministramos semestralmente cursos de energia solar fotovoltaica para auxiliar o trabalho de nossos clientes e revendedores, buscamos disseminar a energia solar fotovoltaica com responsabilidade e dentro de suas limitações, já fornecemos equipamentos fotovoltaicos para mais de 20.000 projetos espalhados pelo Brasil.

A Solar Brasil conta com uma linha completa de painéis geradores fotovoltaicos ( 5 a 130 watts) e periféricos destinados a esta finalidade (controladores de carga, inversores de tensão, lâmpadas, luminárias, bombas de água,eletrificadores para cercas elétricas, etc.


Para maiores informações sobre esta tecnologia, acesse o site: www.solarbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário